quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Alma e a Água

No âmbito do ciclo de encontros "As Naturezas da Água", realizou-se no dia 29 de Abril a sessão subordinada ao tema "A Alma e a Água".

Esta conversa "informal" teve lugar na sala de orquestra da Escola das Artes, no Campus da Foz da Universidade Católica do Porto.

A sessão contou com a presença de Abdul Rehman Mangá (Presidente da Comunidade Islâmica do Porto), Alfredo Dinis (Faculdade de Filosofia UCP) e Isabel Capeloa Gil (Faculdade de Ciências Humanas UCP). A moderação ficou a cargo de Arnaldo Machado (ARH do Norte).

Os oradores abordaram as perspectivas espirituais, filosóficas e poéticas da Água, tentando captar a sua essência e o papel que representa na nossa civilização.

A sessão contou com uma brilhante Abertura Musical por alunos do Departamento de Música da Escola das Artes.

No local do encontro deu-se ainda a conhecer a exposição e o livro "H2O - Fotobiografia da Água", de Paulo Magalhães e Nuno Gomes.

Ciclo de Encontros "As Naturezas da Água"
Não tem cor nem sabor (dizem...) e todos conhecemos a sua fórmula química. Mas apresenta propriedades únicas e complexas, simultaneamente essenciais à vida e capazes de a destruir com a sua imensa força. Desafia as nossas tecnologias e a ciência. Ocupa um lugar especial no nosso imaginário colectivo, inspirando artistas e filósofos. Um conjunto de oradores multidisciplinares aceitaram o desafio de nos dizer, de uma forma clara como a água, qual é afinal a verdadeira natureza desta substância misteriosa.

O ciclo de encontros é uma organização da ARH do Norte, IP em parceria com a Católica.Porto. O comissário do ciclo de encontros é António Brito (presidente da ARH do Norte).

Sem comentários:

Enviar um comentário